TRATAMENTO DA PROSTATITE

em Dicas de Saúde, Dr Cristiano Gomes

A prostatite é uma doença masculina que afeta a próstata. A patologia causa a inflamação da próstata devido a uma infecção viral ou bacteriana e pode ser categorizada como aguda ou crônica, dependendo de sua duração.

A prostatite é normalmente causada devido a infecções bacterianas e também pode ocorrer devido a DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), além de poder surgir como consequência de traumas, intervenções médicas, como cirurgias para implante de sondas vesicais ou um quadro de hipertrofia benigna da próstata. A doença geralmente provoca desconforto ou dores na área do baixo ventre, febre e dor ao urinar, podendo provocar também dores ao defecar e ejacular, se chegar a evoluir para um estado mais avançado.

Se a doença tiver origem bacteriana, o tratamento será feito com antibióticos adequados para combater a bactéria que está causando a inflamação prostática. Normalmente esse tratamento dura cerca de um mês, podendo se estender em caso de bactérias muito resistentes aos medicamentos. Se a doença for causada como consequência de infecção por doenças sexualmente transmissíveis, o tratamento é feito com a aplicação de uma dose única de ceftriaxona e tratamento com doxiciclina ou quinolona.

É possível diagnosticar a doença através, primeiramente do exame de toque retal, para checar o estado em que se encontra a próstata, verificando-se também a sensibilidade dos testículos e, por fim, pode ser feito o estudo de amostras de urina para verificar a presença de leucócitos (glóbulos brancos).

É importante procurar um médico assim que surgirem os primeiros sintomas, para que a doença não se estenda e o quadro piore.