LESÃO REQUIMEDULAR

 em Dicas de Saúde, Urologia, Urologista

Ao contrário do que a maioria pode imaginar, as pessoas que sofreram algum tipo de lesão medular não ficam inférteis. Eles podem ter algumas dificuldades na hora do ato sexual por conta da lesão, porém eles ainda podem ter filhos biológicos por vias naturais ou por reprodução assistida, por exemplo. Na grande maioria dos casos, o homem que sofre uma lesão raquimedular tem a sua função ejaculatória comprometida. A lesão pode causar problemas para conseguir uma ereção satisfatória (o que hoje em dia pode ser resolvido com tratamentos) e também pode haver ausência de ejaculação. Esses fatos podem diminuir drasticamente as chances de uma gravidez por meio natural, porém isso não deve ser motivo de decepção.

Existem técnicas próprias para a coleta de espermatozoides de pacientes com lesões medulares, que podem ser usados para um processo de reprodução in vitro.

A ejaculação e a ereção são fenômenos que acontecem devido a estímulos vindos do cérebro tão bem quanto a reflexos neurológicos. Quando ocorre a lesão medular, é cortada a “ponte” que conduziria os estímulos cerebrais até as partes do corpo abaixo da cintura. Assim, a pessoas que sofreu uma lesão raquimedular só poderia contar com os reflexos “automáticos”para que possa haver a ejaculação, o que torna o processo de conseguir o material reprodutivo mais complicado, porém podem ser usados métodos para estimular essa parte responsável pelos reflexos neurológicos, como a vibroestimulação, que usa vibradores de alta frequência para estimular a área, e a eletroejaculação, um método mais complicado que consiste num processo de estimular contrações intestinais para conseguir a ejaculação.

A pessoa que deseja ter filhos, mas sofre de lesão raquimedular pode procurar um médico urologista para conversar sobre métodos de reprodução alternativas e averiguar quais são as melhores opções.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário