doencas-disturbios-da-erecao-dr-cristiano-gomes-urologista-em-sao-paulo

DISFUNÇÃO ERÉTIL OU IMPOTÊNCIA?

A disfunção erétil (DE) é caracterizada pela incapacidade persistente de atingir e/ou manter ereção peniana suficiente para permitir desempenho sexual satisfatório. O termo impotência é inadequado, pois carrega em si uma implicação pejorativa e não leva em consideração aspectos do complexo processo da função sexual do homem. Assim, o termo disfunção erétil é preferido. Apesar de ser um problema benigno, a DE está relacionada à saúde física e psicosocial, afetando negativamente o relacionamento pessoal e a qualidade de vida dos pacientes, seus familiares e parceiras.

É UM PROBLEMA COMUM?

A DE afeta milhões de pessoas em nosso país. Estima-se que 5 a 20% dos homens tenham algum grau de disfunção erétil. Pode acometer indivíduos de todas as idades, mas é mais freqüente em idosos. Muitos homens afetados pelo problema não procuram assistência médica por ignorância, vergonha ou por acreditarem que não existe tratamento.

COMO OCORRE A EREÇÃO?

O tecido erétil do pênis é representado principalmente pelos corpos cavernosos. Estes são dois cilíndros compostos principalmente por artérias, veias e músculo liso, arranjados de maneira a formar lacunas e envoltos por uma capa de tecido fibro-elástico. O corpo esponjoso, que envolve a uretra, também é composto por tecido erétil e participa da ereção. Na extremidade do pênis ele se expande para formar a glande.

O pênis possui por uma extensa rede de nervos que transmite as sensações penianas e inicia, mantém e interrompe a ereção através da liberação de substâncias que atuam sobre os vasos sanguíneos do órgão. A ereção inicia-se após estímulo sensitivo ou mental, levando ao relaxamento dos músculos do corpo cavernoso, aumento do fluxo sanguíneo arterial e preenchimento das lacunas com sangue, dilatando o pênis e mantendo a ereção. Quando os músculos do pênis contraem o fluxo sanguíneo diminui e ocorre a perda da ereção.

As artérias que irrigam o pênis precisam estar livres para que o sangue chegue ao órgão em quantidade suficiente para iniciar e manter a ereção e sua obstrução é uma importante causa de disfunção erétil.

Diversos nervos provenientes exercem influência sobre a ereção. Assim, pode haver uma ereção em resposta a estímulos auditivos, visuais ou olfatórios. Entretanto, estas mesmas vias podem ter um efeito inibitório sobre a ereção e causar a chamada disfunção erétil psicogênica.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DISFUNÇÃO ERÉTIL E OS FATORES DE RISCO?

A disfunção erétil (DE) pode ser causada por distúrbios psicológicos/emocionais ou orgânicos. Ocorre quando qualquer dos eventos necessários para a ereção falha, incluindo os estímulos neurológicos, a resposta dos músculos penianos e o fluxo sanguíneo pelas artérias e veias do pênis. A DE tem os mesmos fatores de risco que as doenças cardiovasculares e a prevenção/tratamento de fatores como sedentarismo, obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes pode diminuir o risco de desenvolver DE. Outro fator de risco para a DE é a idade, estimando-se que 60 a 70% dos homens com mais de 70 anos tenham algum grau de DE, contra menos de 20% dos indivíduos com menos de 30 anos.