BEXIGA HIPERATIVA
A síndrome da bexiga hiperativa é uma condição clínica caracterizada pela urgência miccional (vontade forte e incontrolável de urinar) e pelo aumento da frequência de micções durante o dia. Ela afeta a vida de milhões de pessoas pelo mundo e afetando sua qualidade de vida e podendo ocasionar situações socialmente constrangedoras.
As principais causas da síndrome da bexiga hiperativa são o envelhecimento, a diabetes, obesidade e alguns problemas neurológicos. Existe um conceito equivocado de que a bexiga hiperativa é normal em pessoas idosas e que por isso as pessoas devem se acostumar com o problema e se adaptar aos sintomas. A grande maioria dos casos, entretanto, pode ser tratada de maneira eficaz e não invasiva, por meio de mudanças no estilo de vida do paciente, medicamentos ou fisioterapia. As mudanças comportamentais podem incluir adequação da ingestão de líquidos, evitar consumo de irritantes vesicais como o café, condimentos picantes e frutas ácidas, além de esvaziar a bexiga regularmente. A fisioterapia para o assoalho pélvico e bexiga pode envolver técnicas de eletroestimulação e novos medicamentos para a bexiga hiperativa têm sido lançados com excelente perfil de eficácia e tolerabilidade.
Para prevenir a bexiga hiperativa as pessoas devem manter bons hábitos de saúde, incluindo boa alimentação (evitar consumo exagerado de gorduras, sal, doces e carnes vermelhas), prática regular e supervisionada de exercícios físicos e evitar excesso de peso. Estas medidas podem ajudar a prevenir a bexiga hiperativa e outros problemas de saúde.