QUANDO O XIXI ESCAPA

 em Dr Cristiano Gomes, Imprensa

Além da incontinência urinária provocada por esforço – tema da reportagem da edição de SAÚDE! de novembro –, outros distúrbios podem causar o problema

“Lesões na coluna, hérnias ou doenças neurodegenerativas, como a esclerose múltipla, podem prejudicar os nervos da bexiga e prejudicar o controle da urina”, diz o urologista Fernando Almeida, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Há ainda os casos em que o órgão se torna hiperativo sem motivo aparente. “Medicamentos ou infecções urinárias também são capazes de deflagrar o desconforto, mas de forma transitória”, completa o urologista João Luiz Amaro, da Universidade Estadual de São Paulo, em Botucatu, no interior paulista. Até aqui, falamos do funcionamento excessivo da bexiga associado a males diversos, mas o mais comum é que a encrenca dê as caras com a idade. Jovens e até crianças também podem ser vítimas da vontade desenfreada de fazer xixi, mas esses casos são raros.

“O problema acomete de 3 a 5% das mulheres jovens, enquanto nas idosas chega a 40%”, estima o urologista Cristiano Gomes, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A urgência em urinar muitas vezes é tamanha que leva a situações constrangedoras, já que – adivinhe – mal dá tempo para chegar ao banheiro. “Isso porque nem bem o órgão acaba de se encher de líquido, já começa a se contrair para expulsar o conteúdo”, explica Cristiano Gomes. Aí, o jeito é procurar um especialista, que avaliará o histórico do paciente e solicitará alguns exames, se necessário.

Fonte: www.saude.abril.com.br

Postagens Recentes

Deixe um Comentário