USO DO ESFÍNCTER ARTIFICIAL NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

em Clínica Urológica, Dicas de Saúde, Dr Cristiano Gomes, Problemas Urinários, Urologia, Urologista

Nos pacientes com grande enfraquecimento dos músculos esfincterianos da uretra e com perdas urinárias muito intensas os tratamentos conservadores podem ser insuficientes para devolvê-los um controle urinário adequado. Nestes casos, alternativas cirúrgicas de tratamento podem oferecer resultados muito bons. A principal causa de incontinência urinária masculina que pode levar à necessidade de colocação do esfíncter artificial é a cirurgia prostática para tratamento do câncer da próstata. Outras causas que também podem danificar severamente o mecanismo esfincteriano e eventualmente requerer a implantação do esfíncter artificial são: cirurgias prostáticas para tratamento de doenças benignas da próstata; traumatismo pélvico e uretral; cirurgias pélvicas extensas e algumas doenças neurológicas.
O esfíncter artificial AMS 800 é uma prótese composta por 3 partes conectadas entre si e preenchidas por soro que é implantada cirurgicamente no corpo para mimetizar o processo natural de controle da micção. Explicaremos como o esfíncter AMS 800 age no seu corpo para manter a continência urinária.

Partes do esfíncter artificial:
Cuff: O cuff envolve a uretra ou o colo da bexiga.
Balão: O balão é implantado no espaço ao lado da bexiga.
Tubos e conexões: Os tubos e conexões que conectam as três partes do esfíncter permitem a movimentação do fluxo entre as partes.
Bomba: A bomba é colocada no escroto e pode ser sentida através da pele. Sua parte inferior é mole e compressível e a parte superior, contendo o botão de desativação é rígida.
Botão de desativação: Este pequeno botão pode ser notado na parte superior (rígida) da bomba

Como funciona o Esfíncter Artificial
O cuff, que contém líquido comprime a uretra levemente, de forma a mantê-la fechada e impedir o vazamento de urina.Para urinar, o cuff é esvaziado através da compressão da bomba por 2 a 3 vezes, o que promove a movimentação do líquido do cuff em direção ao balão. Vazio, o cuff não mantém a uretra fechada e você pode urinar tranquilamente. Alguns minutos após urinar, o líquido automaticamente retorna do balão para o cuff, voltando a ocluir a uretra.