HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA – TRATAMENTO FARMACOLÓGICO

 em Dicas de Saúde, Dr Cristiano Gomes, Hiperplasia Prostática Benigna, Tratamento Farmacológico

A maior parte dos pacientes com HPB que necessita de tratamento pode ser tratada com medicações. Há várias alternativas para o tratamento farmacológico da HPB, destacando-se as seguintes:
Alfa-Bloqueadores: Atuam relaxando a musculatura da próstata e permitindo micção com melhor fluxo e diminuição dos sintomas. São as medicações mais utilizadas para a HPB e seus efeitos são geralmente superiores aos dos bloqueadores da testosterona, principalmente em pacientes portadores de próstatas de volume pouco aumentado. Existem diferentes alfa-bloqueadores (terazosina, alfuzosima, doxazosina, tamsulozina) variando pouco quanto à eficiência, mas diferindo quanto aos efeitos colaterais. A ocorrência de tontura e hipotensão são os efeitos colaterais principais dos alfa-bloqueadores, mas são infrequentes com os medicamentos mais novos.

Bloqueadores da testosterona: Alguns medicamentos como a finasterida, bloqueiam a ação da testosterona na próstata. Desta forma, podem levar a uma redução de até 30% no volume prostático. A diminuição da próstata pode melhorar o fluxo urinário e diminuir os sintomas miccionais. Pode também reduzir a possibilidade de retenção urinária (ficar com a urina totalmente presa). Apresentam como possível efeito colateral a redução da libido. Sua principal indicação é em portadores de próstatas de grande volume e/ou com contra-indicação ao uso e alfa-bloqueadores.
Outros medicamentos podem ser utilizados para aliviar os sintomas de pacientes com HPB, incluindo drogas derivadas de plantas (fitoterapia) e anticolinérgicos. Entretanto, o uso clínico destas drogas para o tratamento da HPB é menos frequente.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário