USO DO ESFÍNCTER ARTIFICIAL NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Nos pacientes com grande enfraquecimento dos músculos esfincterianos da uretra e com perdas urinárias muito intensas os tratamentos conservadores podem ser insuficientes para devolvê-los um controle urinário adequado. Nestes casos, alternativas cirúrgicas de tratamento podem oferecer resultados muito bons. A principal causa de incontinência urinária masculina que pode levar à necessidade de colocação do esfíncter artificial é a cirurgia prostática para tratamento do câncer da próstata. Outras causas que também podem danificar severamente o mecanismo esfincteriano e eventualmente requerer a implantação do esfíncter artificial são: cirurgias prostáticas para tratamento de doenças benignas da próstata; traumatismo pélvico e uretral; cirurgias pélvicas extensas e algumas doenças neurológicas.
O esfíncter artificial AMS 800 é uma prótese composta por 3 partes conectadas entre si e preenchidas por soro que é implantada cirurgicamente no corpo para mimetizar o processo natural de controle da micção. Explicaremos como o esfíncter AMS 800 age no seu corpo para manter a continência urinária.
Partes do esfíncter artificial:
Cuff: O cuff envolve a uretra ou o colo da bexiga.
Balão: O balão é implantado no espaço ao lado da bexiga.
Tubos e conexões: Os tubos e conexões que conectam as três partes do esfíncter permitem a movimentação do fluxo entre as partes.
Bomba: A bomba é colocada no escroto e pode ser sentida através da pele. Sua parte inferior é mole e compressível e a parte superior, contendo o botão de desativação é rígida.
Botão de desativação: Este pequeno botão pode ser notado na parte superior (rígida) da bomba
Como funciona o Esfíncter Artificial
O cuff, que contém líquido comprime a uretra levemente, de forma a mantê-la fechada e impedir o vazamento de urina.Para urinar, o cuff é esvaziado através da compressão da bomba por 2 a 3 vezes, o que promove a movimentação do líquido do cuff em direção ao balão. Vazio, o cuff não mantém a uretra fechada e você pode urinar tranquilamente. Alguns minutos após urinar, o líquido automaticamente retorna do balão para o cuff, voltando a ocluir a uretra.