REABILITAÇÃO DOS MÚSCULOS PÉLVICOS – ELETRO-ESTIMULAÇÃO

 em Clínica Urológica, Dicas de Saúde, Dr Cristiano Gomes, Urologia, Urologista

Eletro-estimulação
Algumas pacientes são incapazes de localizar e contrair os músculos pélvicos mesmo com a ajuda de um especialista ou de equipamento de Biofeedback. Nestas pacientes, a contração dos músculos pode ser estimulada por meio de um estímulo elétrico de baixa voltagem aplicado através de um eletrodo colocado como um tampão vaginal. A estimulação elétrica dos músculos pélvicos pode fortalecer esta musculatura e ainda inibir as contrações involuntárias da bexiga. Assim, esta modalidade de tratamento pode ser útil tanto para a incontinência de esforço como para a bexiga hiperativa.

Uso de cones vaginais
Pode-se utilizar cones vaginais de pesos variados para ajudar na fisioterapia pélvica. Com a paciente em pé, a mesma é instruída a manter o cone em posição intravaginal por um determinado tempo. Progressivamente aumenta-se o peso do cone até que a musculatura pélvica esteja fortalecida.
Diversos estudos clínicos têm demonstrado que as técnicas de reabilitação do assoalho pélvico levam à cura ou diminuição dos episódios de incontinência urinária em grande parte dos pacientes tratados. Além disso, não apresentam efeitos colaterais e não limitam outros tratamentos futuros que possam vir a ser necessários. Mais do que isto, sua associação com outras modalidades terapêuticas é via de regra, benéfica. Assim, podem ser utilizadas antes ou após cirurgias, aumentando a participação e motivação dos pacientes e propiciando resultados cirúrgicos ainda melhores.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário