INTRODUÇÃO AO TREINAMENTO DA BEXIGA E MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS

 em Bexiga Hiperativa, Clínica Urológica, Dicas de Saúde, Dr Cristiano Gomes, Urologia, Urologista

Entre as diferentes modalidades de tratamento dos distúrbios da micção e da continência urinária, as técnicas de treinamento da bexiga e mudanças comportamentais estão entre as mais importantes. Consistem em orientações específicas concebidas para alterar a relação entre os sintomas do paciente e seu comportamento com o objetivo de aliviar os sintomas urinários.

Para entender melhor este conceito, descrevemos a seguir algumas das orientações e modalidades que mais se destacam:

• Micção de horário: consiste em orientar o paciente a urinar com uma frequência pré-determinada ditada não por sua vontade, mas pelo intervalo de tempo pré-determinado pelo médico. É especialmente útil em pacientes cuja sensibilidade vesical está prejudicada mas pode ser benéfica em diversas outras situações.

• Micção comandada: consiste em comandar o paciente a urinar de tempos em tempos. Isto é especialmente útil em indivíduos alguns idosos ou crianças, especialmente aqueles “esquecidos”, que não vão ao banheiro por preguiça ou por possuírem algum distúrbio neurológico que faz com que não se importem com a perda de urina.

• Adequação do consumo de líquidos: Algumas pessoas ingerem uma quantidade de líquidos muito grande durante o dia. Consequentemente, precisam ir ao banheiro com frequência aumentada. Às vezes, a simples diminuição da quantidade de líquidos durante o dia ou à noite pode ser suficiente para melhorar drasticamente os sintomas.

• Evitar alimentos irritantes (cafeína, cigarro, refrigerantes, frutas ácidas, etc): Algumas substâncias ingeridas na alimentação e eliminadas na urina podem exercer um efeito irritante sobre a bexiga, promovendo a sensação de bexiga cheia e o desejo frequente de urinar. Muitas das substâncias capazes de exercer tal efeito sobre a bexiga em alguns indivíduos não exercem qualquer efeito na maioria das pessoas. Isto é, devemos atentar para itens da nossa dieta que percebemos que nos fazem piorar os sintomas e procurar evitá-los. Algumas das subst6ancia que mais frequentemente atuam como irritantes vesicais são: cafeína, cigarro, refrigerantes, frutas ácidas, bebidas alcoólicas e outros.

• Normalizar o hábito intestinal: O bom funcionamento intestinal é muito importante para o controle da bexiga. A obstipação intestinal é muito frequente em pacientes com distúrbios da micção e pode agravar os seus sintomas. Assim, a regularização do hábito intestinal é um importante item no tratamento de uma parcela significativa dos pacientes. Isto pode ser obtido com alterações da dieta, consumo de fibras, uso de laxantes e outras medidas.

• Reabilitação do Assoalho Pélvico: A musculatura do assoalho pélvico exerce um papel muito importante no controle da micção, especialmente nas mulheres. Esta musculatura é responsável por sustentar os órgãos pélvicos e quando enfraquecida, predispõe ao prolapso (descida) destes órgãos e à condição denominada “bexiga caída”. Além disso, a musculatura pélvica possui ligações nervosas com a bexiga que podem ser exercitadas de forma a promover um melhor controle sobre a mesma. Desta forma, variadas modalidades de treinamento e reabilitação do assoalho e musculatura pélvica foram desenvolvidos para atuar nestes dois importantes aspectos. Discuta com seu médico as diferentes modalidades existentes.

Diversos estudos clínicos têm demonstrado que as técnicas comportamentais e de treinamento da bexiga levam à cura ou diminuição dos episódios de incontinência urinária na maioria dos pacientes tratados. Além disso, não apresentam efeitos colaterais e não limitam outros tratamentos futuros que possam vir a ser necessários. Mais do que isto, sua associação com outras modalidades terapêuticas é, via de regra, benéfica. Assim, podem ser utilizadas antes ou após cirurgias, aumentando a participação e motivação dos pacientes e propiciando resultados cirúrgicos ainda melhores.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário