HÁBITO INTESTINAL

em Clínica Urológica, Dicas, Dicas de Saúde, Dr Cristiano Gomes, Hábito Intestinal, Urologia, Urologista

É muito frequente a associação de sintomas urinários com sintomas intestinais, obstipação ou até incontinência fecal. A melhora do hábito intestinal muitas vezes acompanha-se de significativa melhora dos sintomas miccionais. Assim, a regularização do hábito intestinal é um importante aspecto no tratamento de pacientes com distúrbios da micção e incontinência urinária.

Diversos aspectos contribuem para a piora dos sintomas nos pacientes com obstipação intestinal. Alguns mecanismos neurológicos de controle do intestino e da bexiga estão intimamente relacionados e a alteração do trato intestinal pode afetar os mecanismos neurológicos da bexiga. Além disso, o acúmulo de fezes no intestino pode exercer um efeito de compressão sobre a bexiga, limitando a sua capacidade de acomodar a urina.

O tratamento da obstipação intestinal pode incluir variadas medidas e medicamentos. Para muitos, apenas o consumo de fibras na alimentação ou suplementadas com produtos específicos pode ser suficiente. Outros pacientes poderão necessitar de laxantes e até mesmo pequenas lavagens intestinais, dependendo da gravidade do caso.

A incontinência fecal é relativamente frequente, trazendo constrangimentos e limitações ao paciente. Pode ter variadas causas e, consequentemente, diferentes formas de tratamento.
Se você tem problemas intestinais associados às queixas urinárias, converse com seu médico. Ele poderá ajudá-la a regularizar o hábito intestinal e promover uma melhora geral dos sintomas.