EXAMES URODINÂMICOS

em Dicas de Saúde, Dr Cristiano Gomes, Exames Urodinâmicos

Os exames urodinâmicos compreendem diferentes modalidades de exames utilizados para avaliar a função da bexiga e do trato urinário, ao contrário dos exames de imagem como ultrassom, tomografia e radiografias, que avaliam a estrutura destes órgãos. Isto é importante pois a maioria das pessoas com distúrbios da micção e incontinência não apresentam alterações nos exames de imagem, mas seu problema pode ser diagnosticado com a urodinâmica.

A urodinâmica representou um grande avanço no estudo e no tratamento de diferentes tipos de distúrbios da micção, especialmente na incontinência urinária, doenças da próstata e doenças neurológicas. O exame habitual consiste na passagem de um fino catéter através da uretra e outro através do ânus (Figura). O objetivo destes catéteres é medir as pressões dentro da bexiga e do abdômen. O examinador acompanha o estudo através de um programa especial de computador.

É fundamental que o exame reproduza a queixa do paciente. Assim, em uma mulher com queixa de perda de urina aos esforços o examinador irá solicitar que a mesma faça alguns tipos de esforço abdominal (tosse, prensa abdominal) para verificar em que condições e porque ocorre o escape de urina. Por outro lado, em um homem com queixa de jato fraco e fracionado o mais importante será observar o que ocorre com o fluxo de urina e a pressão dentro da bexiga durante a micção. As informações obtidas neste exame, em conjunto com os dados clínicos e de outros exames poderão estabelecer um diagnóstico preciso da causa do problema urinário. Podem ainda ajudar a definir o prognóstico da doença ou auxiliar na escolha do método terapêutico mais adequado para cada paciente.