ADEQUADA INGESTÃO DE LÍQUIDOS

 em Andropausa, Clínica Urológica, Dicas, Dicas de Saúde, Dr Cristiano Gomes

A ingestão de líquidos é um aspecto importante da saúde. Com exceção de crianças pequenas, adultos fragilizados ou pacientes com significativos problemas neurológicos, o consumo de líquidos é bem regulado pelos mecanismos fisiológicos normais, de tal forma que sentimos sede à medida em que nos tornamos um pouco desidratados. Em outras palavras: com raras exceções, nosso corpo pede a quantidade de líquidos que precisamos. Mais do que isto, não é necessário.

É interessante observar, entretanto, que há grande variação no hábito de tomar líquidos entre as pessoas. Isto pode decorrer de vários fatores. Há casos de distúrbios metabólicos (portanto problemas de saúde que precisam ser avaliados e tratados) como o diabetes mellitus e o diabetes insipidus nos quais a ingestão aumentada de líquidos é causada pela doença. No entanto, a maior parte das pessoas que tomam grande quantidade de água o fazem por acreditarem que isto seja benéfico à saúde. Outros, por sentirem sede com frequência. Sabe-se, entretanto, que o consumo excessivo de líquidos acompanha-se de grande produção de urina. Assim, pessoas que apresentem problemas de bexiga, notadamente a incontinência urinária ou a necessidade de urinar várias vezes, podem ter agravado seu problema pela ingestão aumentada de líquidos.

Considerando os aspectos discutidos podemos dizer que, de maneira geral, o consumo aumentado de líquidos é geralmente resultante de hábitos individuais e geralmente não traz benefícios claros à saúde. Não é, todavia prejudicial, a não ser nas pessoas com problemas de controle urinário, nas quais a produção excessiva de líquidos tende a agravar o quadro.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário